Página inicial
página inicial
 
Actividades
 
pág. 1 de 15 | página seguinte »
Barra

data: 12-06-2010

Exposição de Fotografia – “Retrato Micaelense”

A exposição de fotografia intitulada Retrato Micaelense surge no âmbito do programa de Ocupação de Tempos Livres do Instituto Português da Juventude 2009. O tema foi proposto pelo presidente da Suão, José Bravo Nico e levado a cabo pelas colaboradoras da Associação Suão – Associação para o Desenvolvimento Comunitário, Dra. Dora Pacheco e Dra. Patrícia Ramalho.

Descrição:

“Os verdadeiros progressistas são os partem de um profundo respeito pelo passado” - Joseph Ernest Renan – Escritor, Filósofo, Filólogo e Historiador Francês.

Porque uma aldeia é feita de histórias e estórias, de pessoas e lugares. Uma identidade que rebuscamos. Um retrato vivo de gente. Um retrato de alguém. É uma imagem. Que fica guardada no passado. Fomos buscar a roupa dos avós, dos tios. Esquecidas no baú. Identidade é tudo o que somos. Que vem de trás. Somos também os passos que os outros deram. As lágrimas que choraram. As gargalhadas que os fizeram crescerem. Os segredos que contaram. Estamos em tudo isso. Existem objectos que viveram antes de nós. A ferrugem traz o pó, que arrasta os medos e os sonhos que nunca vamos conhecer. Nunca. Apenas podemos imaginar. E na imaginação cabe tudo. Cabe a nossa vontade de conhecer. Então a nossa imaginação cresce e torna-se no tamanho da raiz que nos une à terra. E já nos sentimos bem com as roupas que fingimos ser nossas. E já não nos apetece viver as histórias dos outros, mas fazer a nossa própria aventura. Usamos o cenário e fizemos os gestos que achamos que fizeram. E tudo se dilui. Deixa de haver passado, presente e futuro. Existe apenas uma identidade que se misturou com o sol do fim da tarde desse dia.

 

Barra

data: 12-06-2010

Teatro Comunitário - A verdadeira história de Amaália Rodrigues

A peça levada a cabo pelo grupo de actores amadores da Escola Comunitária Suão, intitulou-se “A verdadeira história de Amália Rodrigues”. Este tema surgiu também na sequência do tema geral acerca dos Retratos e Amália Rodrigues faz parte da memória histórica-cultural de todos os portugueses e neste caso dos habitantes de São Miguel. Os actores foram os jovens que participaram no programa OTL.

Barra

data: 12-06-2010

Parceria entre a SUÃO e a EPRAL

A SUÃO e a EPRAL (Escola Profissional da Região do Alentejo) levaram a cabo a assinatura de um protocolo de cooperação.

Barra

data: 12-06-2010

Festival de Curtas – Metragens – “CORTA” – Projecto OTL 2009 – Retrato Micaelense

Uma vez que realizámos a exposição de fotografia intitulada Retrato Micaelense, verificámos que tínhamos o material necessário para a realização de um pequeno filme. Com o vestuário de que disponhamos e de forma amadora, filmámos alguns momentos. Depois de termos reunido algum material pareceu-nos interessante convidar alguém entendido no assunto que nos pudesse ajudar a montar o nosso filme. Assim convidámos duas alunas da Universidade de Évora do Curso de Artes Visuais e de Filosofia a participar no projecto – Retrato Micaelense. A Ângela Branquinho ou nome artístico Ângela Trindade e a Sara Pedro.

As alunas realizaram a montagem da curta-metragem a que se chamou “O Chaparro que um dia deu frutos” e realizaram ainda uma outra curta alusiva a São Miguel de Machede intitulada “Um possível retrato”.
Para além disso e para mostrar as curtas-metragens, a Suão levou a cabo o 1º Festival de Curtas – Metragens, onde numa noite as alunas, Ângela e Sara deram uma palestra acerca do cinema e da curta-metragem e em seguida se mostraram um conjunto de curtas-metragens onde foi possível conhecer as várias técnicas de realização de curtas-metragens assim como mostrar o seu trabalho, com a Curta-Metragem de nome “Obituário” e “Inconstante”.

Deram também a conhecer à população algumas curtas-metragens galardoadas com prémios nacionais e internacionais, como é exemplo a “Estória do Gato e da Lua ou Tale About the Cat and the Moon é uma curta-metragem de animação de Pedro Serrazina. O autor português ganhou os prémios Best International 1st Film no Cinanima 95 e recebeu menção especial no festival de animação de Ottawa em 96 com sua história de um gato apaixonado pela lua e as artimanhas do bichano para capturá-la.

O trabalho final foi excelente. A cooperação entre as alunas da Universidade de Évora, a Associação Suão e a comunidade foi muito importante e bastante rica do ponto de vista da aquisição de novos conhecimentos. Mais um laço que se criou para novos projectos.

Barra

data: 12-06-2010

Projecto “Palavrão – Sistema Comunitário de Construção, Transporte e Leitura de Palavras

O projecto “Palavrão – Sistema Comunitário de Construção, Transporte e Leitura de Palavras consiste num conjunto de actividades que assumem o propósito de promover a produção literária e a leitura no seio da comunidade de São Miguel de Machede é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

A Biblioteca Comunitária de São Miguel de Machede conta, actualmente, com um acervo aproximado de 5000 obras. A existência desta importante infra-estrutura cultural deve assumir-se como importante instrumento de promoção da participação dos micaelenses na produção e fruição culturais.

Nesse contexto, a produção, distribuição e utilização de material de leitura por parte dos micaelenses será uma das principais estratégias a privilegiar (retomando uma prática, ainda na memória de todos, que nos foi deixado pela Biblioteca Itinerante da Fundação Calouste Gulbenkian).

Barra
pág. 1 de 15 | página seguinte »
 
 

Última actualização: 05 de Dezembro de 2008 webmaster

Actividades Projectos Escola ComunitáriaBiblioteca ComunitáriaMenino da Bica