Página inicial
página inicial
 
Actividades
 
« página anterior | pág. 2 de 15 | página seguinte »
Barra

data: 12-06-2010

Teatro Futuraço

A Suão pretende dar início ao Gabinete de Psicologia da Suão. Assim as crianças e jovens podem dirigir-se à Suão e marcar uma sessão de apoio psicopedagógico (apoio psicológico relacionado com as questões da educação. Assim incluem-se assuntos como dificuldades ou problemas de adaptação à escola, dificuldades de aprendizagem ou estudo ou outros relacionados, como por exemplo adquirir informação acerca de cursos profissionais, cursos superiores, etc.). Este apoio também é dirigido a pais que queiram tratar de algum assunto relacionado com o seu filho e sua vida escolar no seu todo.

Por outro lado as crianças e jovens podem inscrever-se no Gabinete de Orientação Vocacional/Profissional, assim daremos inicio a sessões de grupo com o objectivo de através de um programa de orientação vocacional os alunos poderem ao longo do tempo irem delineando o seu percurso escolar/profissional através de testes de aptidão, encontros e debates com profissionais de várias áreas e disponibilização de informação sobre cursos e saídas profissionais.

Assim teremos dois tipos de apoio; um mais individualizado considerado um apoio individual num âmbito da Psicologia Educacional para crianças, jovens e pais e outro de carácter colectivo onde os alunos deverão discutir e compreender as questões da sua via escolar e profissional, tendo em conta as suas aptidões e interesses. Para dar inicio ao projecto realizámos um Teatro intitulado “Futuraço” que é o nome mais alargado de um conjunto de iniciativas.

No teatro participaram vários jovens que vestiram a pele de vários personagens pertencentes a grupos de jovens bastante diferentes em termos de ideias mas que depois encontraram pontos comuns. Esta iniciativa foi realizada utilizado a ideia de um jogo pedagógico levado a cabo pelo Instituto de Drogas e Toxicodepências localizado em Évora.

 

Barra

data: 12-06-2010

Gabinete do Desenrascanço Estudantil

O Gabinete do Desenrascanço Estudantil, enquadrado no Programa de Bolsas de Estudo “Flamiana Salgueiro”, surge no ano 2000, por iniciativa da Suão/Escola Comunitária de São Miguel de Machede (Évora). O projecto, baseado no modelo de aprendizagem PADéCA de Jean Berbaum, assenta nos conceitos de mentorado (apoio de estudantes a estudantes) e de mediação (contacto intermediado entre as famílias e as escolas) e é gratuito, para os participantes. No entanto, não abdica de algumas contrapartidas de natureza comunitária e intergeracional, uma vez que os jovens retribuem o apoio, organizando actividades destinadas a toda a comunidade (durante alguns anos, os alunos participavam num projecto comunitário, designado de Brigada Assinatura, que consistia na promoção da aprendizagem da assinatura, por parte dos idosos analfabetos, que eram auxiliados pelos jovens). Até à data, todos os jovens que têm frequentado o Gabinete do Desenrascanço têm tido sucesso escolar, facto absolutamente notável. No ano 2008, o Gabinete do Desenrascanço Estudantil foi distinguido com o Prémio EDP Solidária. O IPJ e a Segurança Social são parceiros deste projecto, que é coordenado, cientifica e pedagogicamente, por Bravo Nico, Lurdes Pratas Nico, Dora Pacheco, Patrícia Ramalho e Ana Queimado.

Barra

data: 12-06-2010

Exposições na SUÃO

As exposições na Suão permitem que os trabalhos de pessoas da terra ou outras que mostrem interesse, exponham os seus trabalhos. Dando a conhecer as suas técnicas e a sua arte possibilitam a algumas pessoas de São Miguel de Machede, que estão mais afastadas de contextos culturais mais ricos em termos artísticos, de contactarem com trabalhos dessa natureza.

Barra

data: 12-06-2010

Cursos de Adultos

No mês de Novembro deu-se início a mais um ano lectivo do Curso de Educação de Adultos. Esta é XIII Edição do Curso. Este ano a monitorização e organização está a cargo da Dora Pacheco, é ela que lecciona as aulas de Informática e de Alfabetização; a Mariana Fortunato (Professora de Artes Plásticas) lecciona as aulas de Pintura e Expressão Plástica (a funcionarem aos Sábados); e o Professor José Pratas lecciona as aulas de Expressão Fisico-Motora (a funcionarem às Sextas-Feiras). Este ano o curso conta a participação de cerca de 24 adultos, com idades compreendidas entre os 30 e os 70 anos de idade.

Realizaram-se até ao momento algumas actividades tais como:
- Aulas de Informática
- Serão do Sermão “Conta-me Histórias” – os alunos do Curso contaram histórias para as crianças e para as pessoas que vieram até à Biblioteca e os alunos de teatro da Escola Conde de Vilalva animaram uma história popular “O Ribeiro das Feiticeiras” com uma peça de teatro muito original com o uso de um cenário de sombras misturado com as próprias personagens.
- Visita de Estudo à Biblioteca de Beja
- Visita de Estudo ao Museu do Vinho e ao Museu do Barro à vila de Redondo

- Visita de Estudo à Feira de São João

 

Barra

data: 12-06-2010

Comemoração Carnaval 2010

A SUÃO comemorou o carnaval deste ano com uma festa que juntou pequenos e graúdos.

Barra
« página anterior | pág. 2 de 15 | página seguinte»
 
 

Última actualização: 05 de Dezembro de 2008 webmaster

Actividades Projectos Escola ComunitáriaBiblioteca ComunitáriaMenino da Bica