Página inicial
página inicial
 
Escola Comunitária
 

Escola Comunitária de São Miguel de Machede

Em 1998 foi fundada a Escola Comunitária de São Miguel de Machede.

O funcionamento da Escola Comunitária de S. Miguel de Machede assenta no modelo de aprendizagem PADéCA (BERBAUM, 1988). Todas as actividades de aprendizagem giram em torno de quatro vértices fundamentais: a promoção de atitudes positivas face à aprendizagem como instrumento de desenvolvimento humano e de relação interpessoal, a construção de projectos de aprendizagem inclusivos, a gestão comunitária das situações de aprendizagem e a auto-avaliação positiva.

Qualquer que seja o objecto de aprendizagem para onde possam convergir as atenções da nossa comunidade, ele deverá reunir sempre as quatro características, que consideramos básicas: deve ser algo que, à partida, dê prazer aprender (as atitudes e a felicidade); deve ser possível construir um percurso de aprendizagem, em que todas as gerações possam participar (o projecto e o espírito comunitário); deve proporcionar situações de aprendizagem que todos possam aproveitar, de acordo com as suas características e gostos pessoais (a personalização); no final, todos devem sentir que valeu a pena participar e concluir que a aprendizagem teve uma consequência positiva na sua vida (a auto-avaliação).

A Escola Comunitária de S. Miguel de Machede possui, neste momento, as seguintes actividades ou projectos: a Biblioteca Comunitária, o Museu Comunitário, o Serão do Sermão, as Visitas de Estudo, a Expressão Comunitária, o Gabinete da Papelada, a Janela do Coração, o Jornal Comunitário Menino da Bica e as Bolsas de Estudo Flamiana Salgueiro.


 

Última actualização: 05 de Dezembro de 2008 webmaster

Actividades Projectos Escola ComunitáriaBiblioteca ComunitáriaMenino da Bica