Página inicial
página inicial
 

Exposição de Fotografia – “Retrato Micaelense”

A exposição de fotografia intitulada Retrato Micaelense surge no âmbito do programa de Ocupação de Tempos Livres do Instituto Português da Juventude 2009. O tema foi proposto pelo presidente da Suão, José Bravo Nico e levado a cabo pelas colaboradoras da Associação Suão – Associação para o Desenvolvimento Comunitário, Dra. Dora Pacheco e Dra. Patrícia Ramalho.

Descrição:

“Os verdadeiros progressistas são os partem de um profundo respeito pelo passado” - Joseph Ernest Renan – Escritor, Filósofo, Filólogo e Historiador Francês.

Porque uma aldeia é feita de histórias e estórias, de pessoas e lugares. Uma identidade que rebuscamos. Um retrato vivo de gente. Um retrato de alguém. É uma imagem. Que fica guardada no passado. Fomos buscar a roupa dos avós, dos tios. Esquecidas no baú. Identidade é tudo o que somos. Que vem de trás. Somos também os passos que os outros deram. As lágrimas que choraram. As gargalhadas que os fizeram crescerem. Os segredos que contaram. Estamos em tudo isso. Existem objectos que viveram antes de nós. A ferrugem traz o pó, que arrasta os medos e os sonhos que nunca vamos conhecer. Nunca. Apenas podemos imaginar. E na imaginação cabe tudo. Cabe a nossa vontade de conhecer. Então a nossa imaginação cresce e torna-se no tamanho da raiz que nos une à terra. E já nos sentimos bem com as roupas que fingimos ser nossas. E já não nos apetece viver as histórias dos outros, mas fazer a nossa própria aventura. Usamos o cenário e fizemos os gestos que achamos que fizeram. E tudo se dilui. Deixa de haver passado, presente e futuro. Existe apenas uma identidade que se misturou com o sol do fim da tarde desse dia.

Última actualização: 05 de Dezembro de 2008 webmaster

Actividades Projectos Escola ComunitáriaBiblioteca ComunitáriaMenino da Bica