Página inicial
página inicial
 

Projecto “Palavrão – Sistema Comunitário de Construção, Transporte e Leitura de Palavras

O projecto “Palavrão – Sistema Comunitário de Construção, Transporte e Leitura de Palavras consiste num conjunto de actividades que assumem o propósito de promover a produção literária e a leitura no seio da comunidade de São Miguel de Machede é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
A Biblioteca Comunitária de São Miguel de Machede conta, actualmente, com um acervo aproximado de 5000 obras. A existência desta importante infra-estrutura cultural deve assumir-se como importante instrumento de promoção da participação dos micaelenses na produção e fruição culturais.
Nesse contexto, a produção, distribuição e utilização de material de leitura por parte dos micaelenses será uma das principais estratégias a privilegiar (retomando uma prática, ainda na memória de todos, que nos foi deixado pela Biblioteca Itinerante da Fundação Calouste Gulbenkian).

Objectivos Gerais:

Perante este contexto, é importante promover iniciativas para captar a atenção do público em geral. Promovendo actividades de encontro literário que motivem a comunidade a aceder à nossa biblioteca e possam usufruir dela, vislumbrando o espaço como um instrumento útil à sua formação pessoal e profissional.

Objectivos Específicos:

- Promover a leitura integral de um livro por fascículos na biblioteca;
- Promover o encontro intergeracional entre “avós e netos”, organizando o dia ou a hora do conto orientado por adultos e dirigido a crianças e vice-versa sempre com a ajuda dos monitores do espaço da biblioteca;
- Adquirir novos exemplares adequados à exploração do projecto, ou seja, livros com uma componente prática que possa ser trabalhada com diversos materiais;
- Adquirir nonos exemplares de diversas índoles: romance, acção, ficção, educativos, infantis…
- Organizar um concurso para criar uma mascote intitulada “Palavrão”;
- Elaboração da mascote pelos utentes do centro comunitário;
- Dar a conhecer a diversidade de livros existentes na biblioteca.
- Aproveitamento do espaço da Biblioteca para palestras (serões temáticos) ou sessões (ex.: semanas da saúde);
- Edição e publicação de pequenos fascículos de narrativas locais.

Metodologia

- Divulgar o regulamento do concurso mascote “Palavrão”;
- Contactar entidades como a escola e a creche, organizando com os professores titulares e de apoio os dias agendados para actividades;
- Elaboração de bancadas para distribuir por pontos-chave da aldeia livros pertencentes à nossa biblioteca;
- Adquirir novos exemplares que possam dar resposta aos interesses na comunidade. 
- Percorrer os arredores da aldeia, como por exemplo, montes mais afastados ou vilas próximas, como é exemplo, a Azaruja, com uma espécie de “biblioteca itinerante” dando a conhecer a oferta da nossa biblioteca e distribuindo os jornais que nos são fornecidos pelo Diário do Sul (50 exemplares, em média por dia).

 

Última actualização: 05 de Dezembro de 2008 webmaster

Actividades Projectos Escola ComunitáriaBiblioteca ComunitáriaMenino da Bica