Serão do Sermão da Suão / Palestras
Julho 5, 2022Jornal Comunitário
Agosto 4, 2022Escola Comunitária
A Escola Comunitária de São Miguel de Machede é, desde a sua fundação, em 1998, assumida como o meio privilegiado para a construção local, solidária, cooperativa e participada das competências e conhecimentos necessários para promover o desenvolvimento humano, social e económico promotor de uma cidadania de qualidade. Nesse sentido, a Escola Comunitária foi, é e será o projeto mais estruturante da SUÃO.
A Escola Comunitária adotou, desde o início, uma matriz científica e pedagógica próxima da Educação Popular, de matriz não formal e sempre associada aos interesses, necessidades e desafios da comunidade. Uma outra preocupação fundadora da Escola Comunitária consistiu na preocupação, sempre presente, em valorizar e aproveitar as qualificações académicas e profissionais dos mais jovens – promovendo o emprego jovem e qualificado – e conhecer, valorizar e divulgar a cultura local, mais próxima das gerações mais velhas e menos qualificadas – promovendo a patrimonialização dessa cultura.
Deste encontro entre diferentes gerações, com diferentes níveis de escolaridade e diversas rotinas de vida, mas coexistentes no mesmo espaço, tempo e momento histórico, na nossa comunidade, deverão resultar oportunidades de construção participada, solidária e cooperativa de novas e mais criativas, soluções para problemas que são transversais a todos. A Escola Comunitária desenvolve as suas atividades em múltiplas dimensões, numa abordagem ampla dos conceitos de Educação Comunitária e de Educação Popular: Educação para a Saúde, Educação para a Economia e o Empreendedorismo, Educação para o Trabalho, Educação para a Cultura, Educação para a Cooperação Intergeracional, Educação para o Património Local, Educação para a Solidariedade, etc.
A Escola Comunitária tem evidenciado um forte impacto na comunidade, uma vez que tem permitido a construção de uma nova rotina vital em muitos indivíduos, através da sua participação em processos educativos que se geram, frequentemente, a partir dos problemas quotidianos e que envolvem, sempre, pessoas de diferentes gerações e com distintos níveis de qualificação e de saberes experienciais. Esta construção coletiva de soluções que contribuem para o exercício da cidadania no nosso território tem proporcionado uma melhoria da qualidade de vida e a edificação de saberes e de competências que se assumem como património comunitário e que ficam à disposição de qualquer membro da nossa freguesia.