Jornal Comunitário
Agosto 4, 2022Lar, Doce Lar
Agosto 4, 2022O projeto “Faça o Favor de Entrar” assume, como finalidade, a criação de novos acessos para a participação dos nossos concidadãos mais velhos nas atividades comunitárias já desenvolvidas pela SUÃO na freguesia de São Miguel de Machede (Escola e Biblioteca Comunitárias e Circuito da Aldeia, entre outras) mas que, devido as diferentes circunstâncias (isolamento geográfico e social e pandemia), têm sentido mais dificuldades nesse processo de envolvimento e participação na vida comunitária. Neste contexto, que se agravou nos últimos dois anos, torna-se necessário criar uma abordagem que nos possibilite restabelecer uma ligação com estes nossos concidadãos, proporcionando-lhes o acesso a um conjunto de atividades que lhes permitam envolverem-se na dinâmica social, tendo em vista a construção de uma nova rotina.
Ir ao domicílio das pessoas idosas mais isoladas, promovendo o contacto e a intervenção, com atividades de estimulação física, cognitiva e social, através de um projeto em regime de itinerância, poderá ser um forte contributo para combater o principal problema detetado: o isolamento físico e social de muitas pessoas idosas da nossa freguesia. O projeto levará, às pessoas, as atividades desenvolvidas pela Suão:
(i) o Circuito da Aldeia, onde os idosos têm uma dupla participação, como promotores e beneficiários, visto que são eles os portadores de saberes experienciais, que serão partilhados com outros idosos e crianças, que visitam a nossa terra, ou nas instituições às quais nos deslocamos para realizar esta visita virtualmente;
(ii) a Biblioteca Comunitária, projeto que promove a literacia e a realização de diversas atividades de animação social;
(iii) a Escola Comunitária, que promove a educação não formal através do contacto intergeracional;
(iv) o apoio social, através do projeto Gabinete da Papelada, onde se faz a mediação entre os cidadãos e os diferentes serviços públicos;
(v) o Projeto Porta Solidária, que, em parceria com o Banco Alimentar de Évora, disponibiliza apoio alimentar a famílias carenciadas.
Entrar na nossa carrinha dedicada a este projeto significará, para cada concidadão idoso da nossa comunidade, a entrada num novo ciclo de vida que, esperamos, seja mais preenchido, rico e feliz.
O principal fator de diferenciação deste projeto consiste na itinerância da abordagem inspirada, muito, nas antigas Bibliotecas Itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian , o que permitirá uma resposta personalizada e domiciliária para cada idoso isolado da nossa freguesia, território em que não existe qualquer outra resposta desta natureza. A criação desta rede domiciliária de atividade de estimulação e animação evoluirá para a integração gradual dos idosos em dinâmicas sociais e comunitárias em que poderão voltar a estabelecer laços de cooperação e amizade, essenciais para a sua saúde mental e para o seu equilíbrio social.
SUÃO VENCE PRÉMIO FIDELIDADE COMUNIDADE
A SUÃO – Escola Comunitária de São Miguel de Machede viu o seu trabalho reconhecido, uma vez mais, com a atribuição do Prémio Fidelidade Comunidade. Esta 2.ª fase da 4.ª edição do Prémio distinguiu 10 instituições sociais com 600 mil euros, num total de 328 candidaturas submetidas. Os projetos vencedores visam apoiar a comunidade.
A Suão apresentou-se a concurso com o projeto “Faça Favor de Entrar”, como forma de responder ao isolamento e solidão dos mais idosos e à ausência da intergeracionalidade no seu quotidiano. Foram sinalizados 80 idosos que serão acompanhados com intervenções específicas, mensalmente, envolvendo uma equipa de voluntários jovens e seniores.
Foi atribuído à Suão um apoio financeiro de 55.300 euros, num projeto integrado na temática da promoção do envelhecimento, com o reforço do apoio domiciliário e bem-estar dos idosos.
De acordo com Lurdes Pratas Nico e Bravo Nico, responsáveis da SUÃO, o Prémio Fidelidade Comunidade permitirá financiar a aquisição de uma viatura e a contratação de recursos humanos qualificados, para criar uma Rede Domiciliária Itinerante para realização de atividades de estimulação física, cognitiva e social e animação, levando as atividades da Associação às pessoas idosas, renovando a confiança na organização.
Este apoio permitirá, também, impactar outros projetos, já em curso, como o Circuito da Aldeia.