Faça o Favor de Entrar
Agosto 4, 2022Janela do Coração
Agosto 24, 2022LAR, DOCE LAR
O projeto “Lar Doce Lar” pretende dar resposta às necessidades das pessoas idosas de São Miguel de Machede, que habitem sozinhas ou com outro (s) idosos (s) e que não tenham apoio formal ou familiar. O objetivo é promover o envelhecimento ativo.
O problema social identificado é o isolamento dos seniores de um modo geral e, em particular, dos residentes em meio mais rural. A experiência de atuação da instituição e os dados dos registos da nossa ação (inquéritos, entrevistas, atendimentos sociais) mostram a necessidade urgente de criar mecanismos para manter a atividade e os laços sociais das pessoas mais velhas, proporcionando-lhes um envelhecimento bem-sucedido. Na freguesia, existe um serviço de lar residencial e de apoio ao domicílio, mas apenas no âmbito de cuidados de higiene e alimentação. Há uma ausência de oferta de serviços de apoio de proximidade e de procura, por parte dos habitantes seniores da freguesia, de atividades que mitiguem o isolamento físico e/ou relacional. (Dados suportados pelo Diagnóstico Social – CLASE/Conselho Local de Ação Social de Évora, de que a instituição é membro e participante ativo da Unidade de Rede de Envelhecimento Positivo).
O objetivo principal do projeto consiste em desenhar e concretizar uma intervenção personalizada para cada sénior em situação de isolamento, contando com a sua participação e envolvimento, no sentido de promover uma vida mais ativa e com maior relação social e afetiva, na comunidade.
O projeto baseia-se na construção personalizada e participada de uma nova rotina de vida para os nossos concidadãos mais velhos que habitem em situação se isolamento. Essa nova rotina de vida pretende estabelecer um conjunto de atividades de estimulação cognitiva, relacionamento social e interação comunitária que criem e reforcem laços sociais e de vizinhança necessários para garantir um processo de envelhecimento ativo e feliz, protelando uma eventual institucionalização.
Este projeto conta com o apoio formal da Fundação La Caixa/BPI, no âmbito do Programa BPI Séniores/2021.